O deputado estadual Renato Cozzolino Harb (PR-RJ), talvez cansado de receber criticas por ter votado a favor do aumento da alíquota da contribuição previdenciária de mais 3%, para os servidores públicos, resolveu dar uma aula do que é ser um deputado e para que eles servem.
” A função principal do DEPUTADO ESTADUAL É propor e aprovar as lei do Estado, de acordo com o que está definido na Constituição Federal. Alem disso tem como atribuição instituir tributos estaduais, julgar as contas do governo estadual, fiscalizar a administração no estado, fixar o salário do Governador e do vice, aprovar salários dos deputados estaduais, instituir salários e aprovar instituições como Polícia Civil, Ministério Público, entre outros;investigar ilícitos da administração; receber denuncias por crime de responsabilidade contra o Governador; instaurar CPI’s. Transcrevi o que lí no FACEBOOK e em grupos que o deputado frequenta no Watt-Zap.
Com relação a seus salários… ai a nota é 10, mas quando se chega em investigar os governadores, prefeitos e o presidente… isso fica por conta do Ministério Público, TCE’s e TCU, em alguns casos chamam a polícia. Parece que a população se cansou.Propor e aprovar leis é realmente o que vem fazendo todos os deputados estaduais, federais, senadores e vereadores, em todas as casas legislativas Brasil à fora, pois como dia a transcrição, é definido pela Constituição. Julgar as contas do Governo e fiscalizar a administração estadual, Federal ou Municipal, bem… parece que os poderes legislativos em todas as esferas. É bem verdade que a maioria das pessoas que discutem política, não sabem as atribuições do legislativo como um todo e falam coisas sem o devido conhecimento, não só os que discutem, mas principalmente os que votam. É pertinente dizer que quando alguém vota em um determinado político e ele ganha, seus eleitores ficam apreensivos com o que ele poderá ou não fazer, principalmente os mais apaixonados, que depositaram nas urnas a expectativa de ter um emprego, saúde, transporte e segurança, coisa que já faz tempo não temos e a pergunta é: Quando teremos?
Filho e sobrinho de professores, Renatinho, como é carinhosamente chamado em seu reduto eleitoral, deu uma aula de política legislativa, mas precisamos de mais, muito mais, por que as expectativas que falei no parágrafo acima, já não existem mais, principalmente em todo e qualquer poder, seja ele legislativo, executivo ou judiciário. Partindo desse principio eu pergunto… votar para que ou em quem?
Talvez seja esse o motivo da aula…!