Ultimamente estamos vivenciando a mortandade de policiais em nosso Estado do Rio de Janeiro, já chegamos ao centésimo policial morto covardemente por bandidos que não tem pena, não só dos policiais, como de ninguém e isso vem chamando a atenção. Em nosso município também está sendo recorrente não só o assassinato de policiais, como roubos diversos, roubo de carga, a pedestres, tráfico de drogas, invasão a domicílios, entre outros. A pergunta é: O que fazer diante a tanta violência?
Talvez, para dar uma satisfação a sociedade, os políticos vem fazendo audiências públicas sobre segurança, não só aqui, como em todas as cidades do nosso estado, em especial na região metropolitana, mas existem alguns fatores que determinaram e determinam essa falta de respeito e do MEDO por parte da “sociedade” para com a polícia.
Ao longo do tempo a polícia ficou corrupta, é só abrir jornais e revistas que vamos ver reportagens sobre o assunto.Políticos e estudiosos além dos locais, sempre que uma ação da polícia acontece e morre alguém, seja ele bandido ou não, colocam a culpa na polícia. A abordagem em ‘blitz’ geralmente é feita sem critério e de forma truculenta, fazendo com que o abordado, se for uma pessoa do bem, se volte contra a instituição. A proliferação de “bocas de Fumo” tornou-se um problema, principalmente em favelas e ou comunidades onde as mesmas impede a polícia de circular por ruas e vielas e moradores tornaram-se reféns.
O que fazer…? Nós pobres mortais, que não somos ladrões, viciados, traficantes e ou assassinos, nos trancamos em casa, colocamos câmeras de segurança, arame farpado, cerca elétrica e ficamos presos atrás de muros e grades, é o minimo que podemos fazer, alguns mais abastados andam em seus carros blindados e procuram sair o minimo possível, mas tem seus filhos que tem que ir as escolas, tem que saír para ir a médicos, dentistas, ao banco e muitas vezes se tornam presas fáceis para a marginalidade.
Quem tem que agir é a polícia… não adianta fazer audiência pública para se discutir a segurança, as pessoas de bem não podem ter armas, se tiver… vai preso e vai responder processo por porte ilegal de armas. A polícia tem que pressionar os políticos que dão guarida aos bandidos e aos direitos humanos, a sociedade tem que se organizar sim, para acabar com essa lei do “DIMENOR”, onde a polícia prende hoje e amanhã o “DIMENOR” está solto, roubando, traficando e matando novamente. Uma outra coisinha… em algumas favelas do Rio de Janeiro a polícia está proibida de entrar em horário escolar, isso é uma vergonha descarada, mas a sociedade, principalmente os que moram nessas áreas acham isso bonito. A imprensa também é culpada, pois vem mostrando a fragilidade das corporações Brasil à fora, mostrando o medo de policiais e a vulnerabilidade dos mesmos (carros caindo aos pedaços, armas obsoletas, falta de comando, UPP’s desmoralizadas por moradores e traficantes onde elas se situam; e se a polícia entra em uma favela e mata um bandido…) e isso tem que acabar. Também não adianta falar que estamos em uma guerra, a força nacional de segurança e as forças armadas estão no Rio de Janeiro e nada aconteceu de prático até agora, não estamos vendo resultado, tanto aparato para tão poucas ações e prisões.
Políticos como os que defendem bandidos devem ser banidos da política, quanto a isso, ai sim, é nossa culpa, pois votamos.
No mais, quem tem que agir é a polícia. Que matem os bandidos, os bandidos, pois os mesmos não tem pena de vocês e nem de ninguém.