Ontem, mais uma vez, vimos irmãos mageenses fazendo manifestação por uma causa justa, não foi por causa do pedágio, foi por falta d’água. Sem água, sem vida. A manifestação causou um enorme engarrafamento causando transtorno ao transito e prejuízo não só para a nossa cidade, mas para o estado do Rio como um todo.
Você já ficou sem água…?! acredito que sim, todos já ficamos sem água, mesmo que por alguma horas. Ontem mais uma vez nossos irmãos mageenses se revoltaram.
Não adianta sair em defesa do governo municipal e dizer que isso não é problema da prefeitura e sim da CEDAE, é claro que o problema é da CEDAE, mas diante a tantos anos que essa empresa atua em nossa cidade, por que ninguém nunca resolveu esse problema? é preciso dizer que Magé é rico em recursos hídricos e não fizeram nada a respeito por que?
Em 1975, com a mudança no mapa político tornaria Guanabara e Rio de Janeiro num só Estado, como até hoje. A fusão determinou a integração das empresas de saneamento dos dois lados, juntando Cedag, Esag e Sanerj, esta última a responsável pelos serviços de água e esgotos do território fluminense. E assim nasceu a CEDAE, naquele mesmo ano com a promessa de Prestar serviços de referência em abastecimento de água, esgotamento sanitário e demais soluções em saneamento ambiental, de forma sustentável para o desenvolvimento sócio econômico e preservação do meio ambiente, com foco na rentabilidade e satisfação da sociedade, clientes e acionistas. A pergunta é… a CEDAE faz o que promete? e para completar vou colocar a lista dos prefeitos que sentaram no trono do Palácio Anchieta desde 1975. Juberto de Miranda Telles, Olivio de Mattos, Renato Cozzolino, Ademir Ullman, renato Cozzolino Sobrinho, Charles Cozzolino, Nelson do Posto, Narriman Zito, Núbia Cozzolino, Rozan Gomes da Silva, Anderson Cozzolino, Nestor Vidal e agora Rafael Tubarão. Nenhum deles se interessou em resolver o problema de abastecimento de água da cidade, deixaram por conta da CEDAE. Uma vergonha.(não coloquei o nome dos vereadores que passaram pela câmara, por que são muitos)
Já que esse problema, vão dizer.., que não é culpa da prefeitura, então vou jogar no colo de quem de direito, os deputados estaduais e do governo do estado… e aí deputado Renato Cozzolino Harb, o que o Sr. teria a dizer? É claro que não dirá nada, também podemos fazer cobranças ao agora de fato deputado federal da cidade, Sr Nalin, não seria a hora de unir forças para terminar a obra da estação de capitação, tratamento e distribuição do Maria Conga? vai dizer que conversou recentemente com o Governador ele e Tubarão, mas e aí…?! a bomba explodiu.
O que faltou ao longo do tempo e falta a gora, não é dinheiro, é vontade de fazer, temos água em abundância em nossas encostas, façam o que deve ser feito, o população já não aguenta mais.
Nossos políticos tem que ter foco em resolver problemas pontuais, a falta d’água é um problema pontual, água é vida, pessoas precisam bebe-la, tomar banho, cozinhar, lavar louça, hospitais, escolas, creches, delegacias e presídios não podem ficar sem água, água é fundamental para a vida. Que fique claro… outras manifestações virão.
EM TEMPO: Em alguns países a água é escassa, no nordeste de nosso país a água é escassa, em Magé a água não é escassa, lembem-se disso. Então o que é que está faltando…?!.