Loading

     Em Magé vez ou outra tem uma notícia boa ou interessante, mas é preciso fazer uma avaliação das mesmas para não ficarmos achando que essa ou aquela notícia resolverá alguns de nossos problemas.

     Antes de mais nada, Magé já teve cinemas, só eu conheci, em Piabetá, Raiz da Serra e Pau Grande. Tivemos badaladíssimos salões de baile, podemos destacar o Grêmio Esportivo Estrela em Raiz da Serra, a Cooperativa em Pau Grande e o Tênis Clube em Magé. Banda de música eu conheci a Banda de Música Sta Cecília em Pau Grande, que foi onde cresci e temos a associação Mageense de Letras, já ia me esquecendo do museu, dizem que sairá um em Pau Grande para homenagear Garrincha, antes temos que achar a sua ossada não é mesmo…?! mas não temos teatro e nem me lembro se ouve algum em minha juventude. Isso posto…

     …me deparei com uma reportagem no jornal eletrônico REDETVWEBMAIS  (O ARAUTO), que diz que a Prefeitura Municipal de Magé em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude lança o ID Jovem,  carteirinha virtual que oferece aos jovens o acesso aos descontos de meia-entrada em eventos e transporte coletivo interestadual. O que é sem dúvida um avanço, que fique claro.

     “O ARAUTO” diz que Atualmente, mais de 25% da população de Magé é de jovens que estão na faixa etária de 15 a 29 anos, o que é verdade. Diz também que a partir de agora, aqueles que atendem os requisitos do Programa Id Jovem, do governo federal, têm o direito de obter o benefício que dá acesso aos descontos em cinemas, teatros, museus, shows, eventos artísticos e culturais, esportivos e transportes interestaduais, com gratuidade ou pagando meia entrada.

     O intrigante da reportagem é que a mesma não diz quais são os requisitos, quais os requisitos…?! 

     Também é importante frisar que Magé não tem cinema,não tem teatro, não tem museus, tem…?!

     Nesse caso as pessoas que atendem aos requisitos terão que se deslocarem para outros municípios, ou não…?!

     Quando estou na rua e sou identificado por algum jovem, ou mesmo na INTERNET, sou cobrado para abordar o assunto CULTURA e agora estou falando a respeito e pergunto… por que não fomentar a vinda de uma sala de cinema para a cidade e ou fazer oficina de teatro. O Grêmio Esportivo Estrela está acabando, abandonado e com seu espaço ocioso, isso para dar um exemplo, por que não aproveitar aquele espaço para fomentar a cultura em terras mageenses, a Banda Sta. Cecília em Pau Grande, sobrevive, graças a guerreiros que tentam a todo custo mante-la em pé, com ajudas e doações que são insuficientes para mante-la em pé. Por que não fomentar a cultura em nossa terra, por que temos e teremos que ainda continuar saindo de nossa cidade para ter acesso a cultura?

     De acordo com a consultora da Secretaria Nacional de Juventude, Thaiz Nascimento, “a ID Jovem atende duas das 11 diretrizes do Estatuto da Juventude, e é uma ferramenta de inclusão para essa parcela da população, oferecendo acesso à cultura, lazer e principalmente facilitando para que os jovens circulem por todos os estados brasileiros, indo aos congressos e visitando familiares, por exemplo. Outro benefício muito importante é a gratuidade”. Você, que é pai e que tem responsabilidade, concorda com essa fala? se seu filho tem de 15 a 18 anos, vai deixar seu filho sair de casa para ir ao Rio ou a Niterói sozinho ou com amigos, diante a criminalidade que assola o nosso estado?

     EM TEMPO: Eu não poderia deixar de destacar o esforço que está sendo feito pelo secretário Wagner Rosas, secretário de esportes da cidade em resgatar o nosso futebol, que também faz parte de nossa cultura. É importante frisar que para assistir ao futebol em nossa cidade nossos jovens não vão precisar ir para outra cidade e os campos de futebol voltarão a brilhar, além de fomentar o comércio no entorno dos mesmos. Muito boa a iniciativa. Parabéns.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here