O DENATRAN (Departamento Nacional de Transito), simplesmente resolveu que daqui a 90 dias, quando começa a valer, os motoristas que forem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão que passar por curso teórico de 10 horas/aula. A nova exigência se soma aos exames médicos já exigidos para manter o documento. O texto da Resolução 726/18 foi publicada em 8 de março no Diário Oficial da União(DOU) e teve anexos publicados pelo Denatran na última quarta-feira. A nova exigência poderá ser feita pessoalmente ou à distância. O que já está causando polêmica em todo o território nacional.
Segundo o DENATRAN, o novo texto “regulamenta o processo de formação e habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, os cursos de formação, atualização, aperfeiçoamento, especializados, preventivo e de reciclagem, a expedição de documentos de habilitação e dá outras providências”. Passarão a ser considerados o estilo de vida dos condutores, as características individuais, além de aptidões, decisões e comportamentos.
Considerar o estilo de vida, características individuais, aptidões, decisões e comportamentos… não vivemos em uma democracia, agora temos que dizer como vivemos, se sou ou não careca, como tomo determinadas decisões e como me comporto em determinados casos…? alguém deve estar de sacanagem…!
De contra partida já está circulando na internet uma PETIÇÃO PÚBLICA para expressar a contrariedade do Povo Brasileiro para com a obrigatoriedade de se fazer curso e prova para a renovação da CNH. É um absurdo essa decisão. O que eu acredito que em pouco tempo chegará a mais de 1.000.000 de assinaturas.
Senhores governantes… parem de brincar com a população, somos um povo que apesar dos pesares, somos ordeiros, trabalhadores e honestos. Precisamos de educação, segurança, saúde, emprego, dificultar a vida de milhares de pessoas que trabalham dirigindo caminhão, ônibus, táxis, Uber, motocicletas, entre outros, é uma covardia.
Para completar alguns políticos já estão engajados contra essa resolução.
Para aqueles que também acham que é um absurdo essa nova resolução assinem a petição, o endereço é esse: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR105140.