Para quem gosta de política e está antenado com o movimento político de nossos políticos, principalmente na cidade de Magé, é bom que saibamos que o deputado federal José Augusto Nalin, agora, não é mais do MDB, Nalin agora é do DEM.
Na segunda feira eu falei a respeito da tal “janela” em ano eleitoral, onde nossos representantes podem mudar de agremiação partidária o que é lícito. Os parlamentares levam em conta três fatores na hora de mudar de partido. O primeiro deles é o valor que o partido oferecerá do fundo eleitoral – principal fonte de financiamento das legendas, ao candidato para custear a campanha. Com as mudanças trazidas pela “reforma política”, o candidato à Câmara dos Deputados poderá gastar, no máximo, R$ 2,5 milhões. Outro atrativo é o tempo de rádio e TV que o candidato poderá ter para a propaganda eleitoral. Quanto mais filiados a sigla têm, mais tempo de propaganda a sigla e consequentemente seus filiados terão. Outro fator de peso, em alguns casos, para a mudança é o domínio do diretório estadual.
A surpresa fica por conta de que Nalin sempre foi fiel a seu “ex” partido, sempre votou com o MDB e sempre se mostrou obediente a Picciane, que atualmente está preso e ao SR. Hernane Silva, líder do partido em Magé. Pelo visto rompeu com os dois.
O MDB do Rio de janeiro vem amargando perdas preciosas, não só Nalim como outros deputados da bancada já migraram para não só o DEM, como para outros partidos, mas isso faz parte do jogo político em nosso país.
Não podemos nos esquecer que Nalin é um empresário bem sucedido e é ficha limpa, além de ser um homem de bem. Eu, particularmente, venho tecendo criticas ao deputado, como por exemplo, em ele dizer que a retomada das obras da rodovia BR 493 é por sua causa (as obras estão paradas), o CEO do Fragoso (obra parada), entre outras. Sabemos que a nação está em crise, mas também temos que reconhecer que o mesmo se empenha em levar nossos representantes municipais a Brasília, afim de mostrar-lhes como é complicado arrumar uma verba para o município, seu empenho é louvável. É pertinente dizer que o mesmo destinou uma verba de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) pra a saúde de Magé, mas até o momento…
Agora é esperar e ver se a população aprovou essa movimentação política do nobre deputado, outubro é logo ali.