Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (4) habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Os advogados tentavam mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. O julgamento durou mais ou menos nove horas.
Com a decisão, Lula perde direito ao salvo-conduto que foi concedido a ele pela Corte no dia 22 de março e impedia sua eventual prisão. Dessa forma, o juiz federal Sérgio Moro poderia determinar a prisão imediata do ex-presidente, no entanto, a medida não é automática, porque ainda está pendente de mais um recurso na segunda instância da Justiça Federal. Em casos semelhantes na Lava Jato, o juiz determinou a prisão sem esperar comunicação do tribunal. Em outros, aguardou a deliberação dos desembargadores. Veremos qual será os próximos passos da Justiça.
Podemos afirmar, nesse caso específico, que as mulheres fizeram a diferença, os elogios a elas, as Sras Ministras, por parte dos comentaristas políticos é de que elas foram decisivas em suas votações. A Sra. Ministra Rosa Weber fundamentou o seu voto de maneira coerente e emblemática e a Sra. Ministra Carmen Lúcia foi curta e grossa colocando um ponto final.
O Decano Celso de Melo tentou marcar presença em defesa do Supremo, com relação ao recado dado pelo General Villas Boas, mas… percebe-se que o recado foi ouvido, resta saber se terá baderna nas ruas á partir de amanhã, acredito que não terá.
Ficha suja não pode ser candidatar. O PT agora terá que partir para o seu plano “B”. Com certeza tentará fazer de Lula um MÁRTIR, de certo o que podemos prever é que tudo mudará na política a partir de hoje, ou os partidos de esquerda se unem, para se reinventarem, ou morrem. Lula agora é ficha suja, consequentemente não poderá ser candidato. De contra partida começaremos a ver o crescimento de outros partidos mais voltado para o centro. Não podemos nos esquecer que Bolsonaro é de direita.
Quem será o candidato da esquerda? a quem Lula abraçará?
Os nomes são inúmeros… Ciro Gomes, Manuela D’ávila, Boulos, Marina Silva, como eu disse… tudo muda na política.
Em todo caso, parece que o General foi ouvido. Afinal de contas… manda quem pode e obedece quem tem juízo.