Loading

     Na tentativa de se esconderem da Justiça, já que o ex-presidente Lula já está atrás das grades, políticos de carreira apostam na reeleição afim de não serem presos, isso por que ainda existe o tal do FORO PRIVILEGIADO. São 23 senadores investigados na Lava Jato, que respondem a processo e são investigados pela Polícia Federal. Assim como os deputados eles não precisam deixar os cargos no Congresso para disputar a reeleição. Mas se não forem reeleitos, perderão de vez o foro privilegiado e seus processos vão para a primeira instância da Justiça, nas mãos de Sérgio Moro. Entre os deputados são mais de 60 os investigados na Lava Jato. Dois casos bem emblemáticos, são os de Gleisi Hofman (PR) e Lindbergh Faria (RJ), os dois do PT, que podem acabar nas mãos de Sérgio Moro, caso não se reelejam.

     Também estamos vendo o PT e alguns partidos satélites de esquerda entrarem em rota de fusão ou extinção, conforme eu já falei a respeito em outra oportunidade. Se o PT não estiver com Lula até o fim, não só abandonará o seu maior líder, mas será visto como traidor. Se Lula permanecer candidato, serão as elites que terão que pagar o alto preço de impedi-lo ou, eventualmente, impedir sua posse em caso de vitória, mas será Lula absolvido no TSE, ou seja, será Lula candidato a presidência da Republica, mesmo estando atrás das grades?

     O problema é saber se as atuais lideranças do PT têm as virtudes e as capacidades necessárias para reinventar o partido, mobilizando o povo. Em um raciocínio mais complexo, podemos observar que não será só o PT e sim todos os partidos de esquerda.

     Na outra ponta está a direita, que como eu também disse em oportunidades passadas, não emplacaria ou estagnaria, pois bem, está aí estagnada, segundo a ultima pesquisa de opinião o ex-presidente petista pontua entre 30% e 31%; seguido de Jair Bolsonaro, que registra de 15% a 16%; e da ex-senadora Marina Silva (Rede-AC), com 10% das intenções de voto. Mas é claro que a pesquisa é fictícia, mas como eu disse Bolsonaro, o candidato da direita, estagnou. Resta saber se candidatos voltados para o centro vão deslanchar.Vão...?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here