Quando a prefeitura Municipal de Magé fechou os 22 PSF’s, isso no ano passado, mais precisamente no mês de abril, eu fui para o embate, nesse episódio foi prometido pela secretária de saúde do município a Sra. Carine Tavares que tudo seria acertado com a população, ou seja, os PSF’s seriam fechados e seriam abertos oito UBS’s, o tempo passou e nada foi feito. Estamos esperando a abertura das UBS’s.
Hoje o RJTV 1, programa de reportagem da REDE GLOBO, mostrou o caos da saúde na cidade, é claro que pegou apenas alguns casos; e constatamos na reportagem, que nem foi com pacientes com doenças complexas, a fragilidade em que se encontram alguns PSF’s, digo, os que ainda ficaram abertos, no caso mostrado ficou evidente que não tem médicos, a própria reportagem mostrou que só tem uma atendente no PSF ao qual a reportagem acompanhou uma mãe com o seu filho.
Como bem estão dizendo nas redes sociais… não é Núbia Cozzolino quem está fazendo as denúncias e sim a maior rede de televisão do país, afinal… é mentira da REDE GLOBO?
O prefeito se cala, a secretaria se cala, os vereadores se calam e o conselho municipal de saúde se cala. Surtos de dengue, zika e chikungunia estão espalhados pela cidade, eu mesmo passei por essa experiência traumática, isso na semana que se passou, na rede municipal de saúde não encontrei socorro, tive que me dirigir a outra cidade, por que aqui…!!!
Com certeza vão dizer que deixo água empossada em pneus, garrafas ou na lage.
Ontem tivemos um boato de que haveria no hospital de Piabetá, uma criança internada com suspeita de meningite, a página oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Magé, no FACEBOOK, logo tratou de desmentir, o que esperamos ser só um boato, pois se for verdade, diante da reportagem, podemos supor que o município provavelmente não tem recurso para conter o problema, mas como eu disse… foi só um boato. Segue abaixo o aviso sobre o boato a respeito de uma suposta suspeita de que alguém pudesse estar com Meningite.
AVISO SOBRE BOATO NO HOSPITAL DE PIABETÁ
Por volta das 9h da manhã uma criança com suspeita de Meningite deu entrada na unidade de Piabetá. Por nosso isolamento já estar ocupado, os profissionais realizaram o procedimento em outra área do hospital, mudando a logística de atendimento para que o caso fosse investigado. O atendimento permanece normal. Todos os protocolos de segurança foram executados. A informação de que crianças foram colocadas para fora e a unidade fechada não procede.