“Por que foi mesmo que se proibiram os showmícios?”
A pergunta acima foi feita por Caetano Veloso, que já cantou em palanques quando isso era permitido, e segundo o próprio, faria o mesmo nas eleições do ano de 2010. Os showmícios viraram prática e ganharam força a partir do movimento das DIRETAS em 1984, mas em 2006 os showmícios foram proibidos em todo o território nacional, pelo visto, menos em Magé. Em 2006 também foi proibido a distribuição de brindes pelos candidatos a seus eleitores. Lei 11.300 do código eleitoral. § 7o É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral. A Lei Nº 11.300 não especifica datas para tais eventos, se antes ou durantes a época de campanhas políticas.
Ontem tivemos a reinauguração ou a inauguração, dependendo do ponto de vista, do Complexo de Saúde no Hospital Municipal Hugo Braga em Piabetá, o SHOW aconteceu em frente a CASA VÍDEO em Piabetá à mais ou menos 300 metros de distância do COMPLEXO, talvez por causa do barulho, pois o mesmo poderia incomodar as gestantes daquela unidade hospitalar.
A população compareceu em massa, não sabemos se para prestigiar o prefeito e seu candidato ou se para ver a dupla “sertaneja” Romulo e Ricardo, que diga-se de passagem são figurinhas carimbadas em festas particulares de nosso alcaide ou quem sabe foram ver o grupo BOM GOSTO. Ainda não sabemos e só saberemos quando as urnas mageenses forem abertas.
Afinal… o que tivemos ontem, foi ou não foi um SHOWMÍCIO?
EM TEMPO: O prefeito da cidade foi flagrado distribuindo cestas básicas aos funcionários da prefeitura, ele alguns vereadores e o seu candidato a deputado estadual, aliás… parece que o deputado federal, Nalin, residente na cidade, parece que não apareceu na festa, ficou nos bastidores. Malandrinho… Parece que o deputado resolveu não correr riscos.