Celso Jacob (MDB-RJ), foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação. Os crimes foram cometidos quando ele era prefeito de Três Rios (RJ), cidade que governou entre 2001 e 2008. Diga-se de passagem Três Rios foi a cidade que mais cresceu nesses últimos anos no Estado.
Diante a condenação e a vacância do cargo de Deputado Federal, o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou nesta quarta-feira (2) José Augusto Nalin (DEM-RJ), suplente do deputado Celso Jacob (MDB-RJ) para tomar posse do cargo.
Rodrigo Maia afirma que Celso Jacob está “impossibilitado de desempenhar suas funções” devido à obrigação de cumprir a pena, sendo assim, por ordem judicial, perdeu o direito de exercer as atividades parlamentares.
Já Nalin que é “FICHA LIMPA”, assume o cargo, mas com a expectativa de retornar para casa se por acaso o deputado condenado, poderá retomar o mandato se conseguir autorização para cumprir as funções do cargo de deputado. Diante o que estamos vivendo… acho muito pouco provável!
Nalin assumirá o mandato pela sétima vez na atual legislatura. Nalin é gente boa e tentará, segundo seus correligionários, agora em outubro, ser dono da cadeira de deputado federal, mas terá uma árdua tarefa em seu município, que será convencer o eleitorado a votar em sua candidatura. É que Nalin faz parte do “TIME” dos sonhos que anda meio capenga e fazendo gol contra na cidade. Nalin atua como uma espécie de “meio de campo”, levando políticos e secretários municipais de sua cidade, Magé, para conhecer os meandros da política em Brasília e também mostrando o caminho das pedras e como é complicado arrumar verbas para poder tirar nossa cidade do atraso…
É tão verdade o que eu disse sobre ele ser o “meio de campo”, que na última segunda feira o senador da República, Eduardo Lopes (PRB-RJ), esteve em Guia de Pacobaíba, prestigiando o aniversário de 164 da primeira estação de trem do Brasil na Praia de Mauá; e adivinhem quem não foi na solenidade? ele, o prefeito. E adivinhem quem foi fazer as honras da casa? Nalin.
Filiado ao MDB desde 1982, o empresário já compôs as comissões de Desenvolvimento Econômico e de Legislação Participativa.