Loading

     Uma crescente em nosso jornalismo nacional é a FAKE NEWS. É nocivo para quem quer uma informação de qualidade e com responsabilidade. É nocivo para a sociedade.

     Acabei de ler no jornal O GLOBO e ver na GLOBO NEWS que empresas de jornalismo estão se organizando para contra atacarem as notícias falsas. Uma bela iniciativa. Se você que está me lendo quer saber detalhes sobre o assunto, fique atento e leia alguns dos veículos de comunicação que se juntaram nessa cruzada. O lançamento do projeto foi precedido por uma campanha de divulgação em TV, rádio e jornal com o mote “Duvide”. Um dos vídeos de divulgação resume o espírito do projeto: “O bom jornalismo nasce da dúvida. Se aconteceu, é fato. Se é mentira, é fake. Só que hoje em dia é muito difícil separar o fato do fake.

     Saber se é inventado ou se aconteceu mesmo. É para isso que serve o jornalismo. Para conferir pra você. Se você tem dúvida, a gente confere. Se você não sabe se é verdade, a gente checa a fonte. Um bom jornalista não publica nada sem duvidar antes. Se não confere não é jornalismo. E conferindo a gente descobre o que de fato é fato e o que de fato é fake. Porque a dúvida leva à verdade. E a gente só trabalha com ela. Jornalismo é isso. A gente duvida. A gente confere. A gente informa. FATO OU FAKE. É jornalismo para o fake não virar news”.

     Não sou jornalista. Ainda. Sou BLOGUEIRO, mas gostaria de chamar a atenção dos meus colégas JORNALISTAS e donos de mídia da cidade de Magé, para que possamos nos reunir e discutirmos sobre o assunto, pois últimamente estamos sendo bombardeados com as FAKE NEWS. É bem verdade que alguns veículos de comunicação da cidade não tem uma estrutura jornalística, com repórteres de rua, logistica, computadores e equipamentos de última geração. Uma outra observação, é que nem todos tem informantes ou fontes confiáveis para registrar essa ou aquela notícia, nem todos tem bons relacionamentos com a polícia, tanto a civíl, militar ou fedral e é por isso que se faz importante a nossa união para combater as notícias falsas de, e em nossa querida e sofrida cidade de Magé.

     Tinhamos um projéto de montar a AMI (Associação Mageense de Imprensa). O projéto parou, talvez pela vaidade de alguns, mas a iniciativa é boa e pode ser retomada para que tenhamos em nossa cidade um jornal impresso de boa circulação, para que tenhamos rádios com locutores e comunicadores de expressão, para que tenhanmos jornais eletrônicos e BLOGS de credibilidade, para que tenhamos um canal de TV, mas que todos sejam confiáveis e tenham como direção a boa informação, o bom jornalismo e um ótimo comentário.

     Fica aqui o meu apelo para que todos nós que um dia tentamos começar um projéto legitimo de união dos veículos de comunicação, retomemos o projéto para podermos ser referência em comunicação e no jornalismo de nossa cidade. Da mesma maneira que os fortes se juntam para se fortalecerem é preciso que nós, que somos minúsculos, também nos juntemos para que possamos nos fortalecer.

      ACONTECEU É FATO. SE É MENTIRA É FAKE!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here