Não é de hoje que o LIXO em Magé é uma bomba prestes a explodir!
Ontem mais uma vez a REDE GLOBO veio desnudar esse problemão, mostrando o que nós já sabemos ha muito tempo, que o LIXÃO de Bongaba está esgotado e com seus dias contados.
Diante ao problema…, mais uma vez desnudado pela MÍDIA GRANDE e ratificado pelo FÓRUM CLIMÁTICO DE MAGÉ, onde alguns de seus integrantes participaram da entrevista e atestaram que o LIXÃO que já deveria ter sido transformado em um CTR e até ter sido mudado de lugar, já não tem condições de continuar funcionando. Certo disso, o atual gestor da pasta do Meio Ambiente na cidade, afirmou que o LIXÃO de Bongaba será fechado, dentro de mais ou menos 60 dias.
Dentro dessas declarações a pergunta é: Para onde vamos mandar o nosso LIXO?
À noite o secretário da pasta, fez um vídeo e ao invés de chamar a população para uma análise mais profunda, atacou seus pares, ou seja, disse que nenhum secretário de Meio Ambiente da cidade trabalhou mais do que ele, e que ele ao invés de correr do problema vai para dentro dele. Ué…! Sendo assim, ele quiz dizer que seus antecessores se escondiam dos problemas? E mais…, ninguém trabalhava?
O Secretário falou sobre as mídias e blogueiros locais, dizendo que alguns foram a secretaria de Meio Ambiente e outros não, mas esqueceu de dizer que ninguém é obrigado a fazer o que ele quer, estamos, pelo menos ainda, em um país democrático, onde temos, ainda, liberdade de expressão e claro, estamos assistindo essa novela do LIXÃO em Magé, se arrastando por décadas, onde nada é feito para melhorar a cidade e o tempo está esgotado, além do LIXÃO, é claro!
Interessante foi a fala do secretário com relação à coleta de LIXO junto a população. Disse ele que a população não sabe fazer a seletividade do LIXO, o que é uma verdade e que diante ao problema que se avizinha, que será o transbordo do LIXO, não sabemos ainda para onde ele vai, mas que estando o LIXO selecionado o transbordo ficaria mais barato para cidade. Sendo assim, entendemos que pagaremos um preço alto pelo transbordo.
Nesse quesito eu gostaria de destacar o governo Nestor Vidal que tentou fazer um plano piloto na Fábrica de Pólvora (IMBEL) em Raiz da Serra, coisa que quando o seu sucessor sentou-se ao trono do Palácio Anchieta, não deu prosseguimento e está evidente que o atual gestor do município também não quer colocar em prática. Mas como ele é o suprassumo do Meio Ambiente, o cara que mais trabalha, e diz com todas as letras que ninguém vai colocar LIXO de outras cidades, salvo Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e outros que possam ser compatíveis com Magé, em Magé, porque não colocar em prática, para ontem, a coleta seletiva em alguns bairros da cidade?
É interessante levantar certas dúvidas com relação ao trato POLÍTICO desse problema.
Primeiro é o fato de que o LIXÃO de Bongaba já está trabalhando em seu limite já faz tempo.
Segundo é a mudança na Lei para que outros municípios através de um consórcio, a ser criado, poderia jogar LIXO em Magé.
Terceiro é que levou dois anos para que a Lei fosse sancionada, conforme mostrou a reportagem da REDE GLOBO, mesmo o prefeito sabendo que o LIXÃO está com seus dias contados.
Quarto é que mesmo depois da Lei mudada e sancionada, não foi construído um CTR no município e muito menos uma usina de reciclagem de LIXO e mesmo assim o prefeito sancionou a Lei.
Quinto é onde seria mais apropriado jogar o “nosso” LIXO, digo, em nosso município.
Essas e outras perguntas têm que serem feitas, não só ao prefeito, como também ao suprassumo do Meio Ambiente. E é importante que o suprassumo saiba que esse problema deixou de ser só técnico, hoje ele passou a ser POLÍTICO e na POLÍTICA tudo se dá um jeitinho. Mudam-se até as Leis. Ou não…?!
Outra polêmica que está sendo levantada pela BOCA MALDITA é a poda nas árvores da praça da prefeitura, onde o suprassumo, que foi indagado pela poda, disse que não é problema dele e sim da secretaria de serviços públicos, onde o dono da pasta hoje é seu antecessor no Meio Ambiente. Disse o gestor daquela pasta que o corte de árvores tem autorização da Justiça. Mas se tem autorização da Justiça para se podar árvores frondosas na capital municipal…, a Justiça também poderá determinar que o LIXO de outras cidades venham para Magé. Ou não…?!
A crise que estava no LIXÃO em Bongaba, ao que parece vai contaminando o GOVERNO DO AMOR que ao que parece está se transformando no GOVERNO DO ÓDIO.
Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.
EM TEMPO:
- Dia 18 de outubro de 2023 (quarta-feira), convidaram toda a população, bem como organizações da sociedade civil, entidades não governamentais e demais segmentos representativos a marcarem presença e contribuírem ativamente com opiniões, sugestões e críticas construtivas. Só que quando a sociedade civil e as entidades não governamentais e os demais seguimentos chegaram na Audiência pública, ficou claro que a audiência não era pública e sim mais um daqueles avisos em que a sociedade só cumpre tabela e os que foram, só foram avisados do que já está decidido, ou seja, vão mexer no Plano Diretor para aumentarem a área urbana da cidade e diminuir a área rural. Isso mesmo!
- Pelo que vimos pelas redes sociais, lembrando que não precisamos mais sair de casa para que as resoluções tomadas pelos nossos POLÍTICOS cheguem até nós, a decisão já tinha sido tomada nos bastidores. O desconforto do secretário de habitação do município estava visivel em seu rosto. Mas mesmo desconfortável, ele disse que a coisa já está resolvida.
- Na matéria anterior, que trata desse assunto eu dizia:Quem sairia beneficiado nessa mudança? Se uma coisa dessas que deveria ser amplamente discutida com a sociedade civil e não foi, foi só uma comunicação para dizer que a “coisa” já está resolvida e sendo assim uma área rural passará a ser uma área urbana, onde poderemos ter naquela área, urbanização e ou até empreendimentos imobiliários e como sabemos temos dois vereadores que tem seus negócios paralelos com tais empreendimentos, pois, são empresários desse ramo, o que devemos pensar…?!
- Serão beneficiados…?!