ÖVINICIUS COZZOLINO é um jovem, deputado estadual que está em seu primeiro mandato, em Magé ele se consolidou como o mais votado deputado estadual da cidade de todos os tempos, teve só em Magé 56.655 votos (40,64%). “Nas urnas“, ao que parece…, ele está apto a ser candidato a prefeito da cidade. Mas dizem que ele teve as mãos de DEUS(a) para ter a quantidade de votos que teve (não mencionaremos aqui a quantidade de votos que ele teve fora do município e DEUS(a) nesse caso seria Eles ou Ela? Ficaram em dúvida…?!
Pois bem, é importante dizer que estamos acompanhando o desempenho do jovem deputado na ALERJ. Por enquanto ele está sendo atuante, mas…, está fazendo POLÍTICAS direcionadas para um público de minorias e se misturando com POLÍTICOS de ESQUERDA.
Nesta segunda-feira, foi instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Frente Parlamentar da Juventude em sessão solene realizada no plenário do Parlamento. A iniciativa tem o objetivo de propor, monitorar e defender a criação de leis direcionadas aos jovens do Estado do Rio. Mas…, e para os adultos e anciãos nada…?! Se 83% da população é maioria, por que fazer uma frente parlamentar para pessoas que passarão voando pela juventude? Difícil de entender esses métodos.
Durante a reunião de instalação, foi defendida pelos participantes a criação de uma Comissão Permanente sobre o tema na Casa.
Segundo o deputado VINICIUS COZZOLINO (União Brasil), que é o coordenador dessa frente parlamentar, os jovens constituem 17% da população do estado e possuem demandas específicas que precisam de prioridade e atenção permanente. Disse o deputado: “O Rio de Janeiro é rico em diversidade e potencial, mas tem problemas complexos que atingem as perspectivas dos jovens. Toda vez que temos uma dificuldade orçamentária fiscal, as políticas de juventude são as primeiras a serem afetadas, porque sempre são lembradas como algo que já está incluído em outras pastas”.
Será que agora os deputados e o governo do Estado do Ri de janeiro vão dar vazão a ociosidade dos jovens que existe no Estado do Rio?
E em Magé, que é o curral eleitoral, consolidado do deputado?
VINICIUS COZZOLINO é morador de Magé, pelo menos é que se supõe! E a maioria de seus votos na cidade não foi dos jovens, ou foi? Se tivemos cerca de 140.000 mil votos computados nas urnas e ele teve 56.665, a proporcionalmente cerca de 23.800 eleitores jovens votaram no deputado. Sendo assim, ele deve achar que 23.800 eleitores é mais importante do que 32.865. Talvez em seu cálculo proporcional ele entendeu que o eleitorado jovem se renova a cada quatro anos, mas não levou em conta que não só ele, como todos nós, envelheceremos. É só perguntar a sua tia, a RAINHA DOS ZZ’s, onde está seu eleitorado?
Ainda tentando entender a matemática do deputado. Tendo ele tido 40,64% e ele teve 56.655 votos só na cidade de Magé, porque ele está implantando uma iniciativa que terá o objetivo de propor, monitorar e defender a criação de leis direcionadas aos jovens do Estado do Rio. Isso não seria obrigação de seus pais…?! Menos a criação de Leis, é claro!
O que seria a criação de leis direcionadas aos jovens? O ECA não resolve?
Em relação aos pedidos de criação de uma Comissão Permanente da Juventude na Alerj, VINICIUS disse que esta será uma das demandas do grupo. “Todas às vezes que uma frente se coloca como produtiva e eficiente, há a possibilidade de ser criada uma comissão com o tema”, justificou o deputado.
Outra coisa importante, e que me causou estranheza, não foi a sua fala e sim a do secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, onde destacou a importância de formar novos gestores municipais da juventude e sugeriu uma parceria com a Escola do Legislativo (Elerj), órgão vinculado à Alerj, para a capacitação desses profissionais. “De 92 municípios no Estado do Rio, nós temos 34 gestores municipais. Essa formação é necessária para que a gente possa criar fundos municipais da juventude e alavancar políticas públicas voltadas a essa parcela da população. A Elerj (Escola do Legislativo da Alerj) pode ser uma parceira da secretaria junto com o Conselho Estadual da Juventude para a capacitação de novos gestores”, explicou.
Mas…, COZZOLINO quer formar GESTORES MUNICIPAIS para concorrerem com eles? Isso é a mesma coisa que você criar cachorro para te morder!
Gente…, parece que o poste vai mijar no cachorro, vocês não acham…?!
Deve ter gente na COZZOLÂNDIA mordendo a fronha do travesseiro.
O secretário também aproveitou para anunciar que o Governo do Estado está trabalhando para reativar os Centros Regionais das Juventudes (CRJs), espaços destinados a ações de empregabilidade, cultura e lazer.
Eu só gostaria de saber como isso vai acontecer, com o Estado FALIDO, tudo o que eles disserem que vai acontecer, coloquem as barbas de molho!
Outra fala importante foi a do secretário municipal da Juventude do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira, que pontuou que mais de 20% dos jovens do Estado do Rio não estudam, nem trabalham. “Essa população convive com um dos piores indicadores de juventude da história. Estamos falando de um problema de previdência social, mas que também se torna um problema de assistência social, de segurança pública, de geração de renda e, por fim, de sustentação do Rio de Janeiro. Precisamos colocar a juventude no centro do debate e do orçamento estadual. Estamos falando de um possível apagão produtivo num futuro muito próximo”, comentou.
Então eles, os POLÍTICOS, sabem o que está apara acontecer e não fazem nada de prático para que não aconteça. A tragédia está anunciada!
A manutenção do Fundo Estadual da Juventude, criado pela Assembleia Legislativa, em 2021, também foi um tema levantado durante a reunião. Em resposta, VINICIUS disse que o Parlamento está cobrando o Executivo para que os repasses sejam feitos. “Não existem direitos que não tenham custo. Nós precisamos que a parte financeira também seja garantida. A manutenção do fundo foi um acordo que conseguimos manter na Casa”, disse o coordenador da frente.
Mas como cara pálida…?! Se estão cobrando os repasses, é sinal que eles não foram repassados…?!
A deputada Dani Balbi (PCdoB), integrante da Frente, destacou que o primeiro desafio é a construção de um sistema educacional que funcione para a atenção das necessidades da juventude. “A gente precisa de articulações necessárias do sistema de educação com o mercado de trabalho, com a rede de cultura e com novas formas de profissionalização. Nós precisamos enfrentar também algumas questões que se arrastam, como um índice preocupante de não conclusão do ensino médio. Quando se fala de juventude periférica, negra e favelizada, também é preciso traçar políticas públicas que possam conduzi-la ao mercado de trabalho e a estruturas de cidadania”, acrescentou.
Me perdoem, mas não vejo VINICIUS COZZOLINO envolvido nesse sistema contraproducente, até por que ele vem de uma família de educadores e trabalhadores, isso é inegável, e a maioria das pessoas que hoje estão em idade escolar e principalmente em época de se jogarem de cabeça em seu primeiro emprego, não saberem sequer quem é a terceira pessoa do singular…! Estudar é preciso e trabalhar também!
Apesar do público…, esperamos que isso não seja enterrado ali na frente!
EM TEMPO: No meu entender e de tantos outros que estudam POLÍTICA, principalmente no município de Magé, VINICIUS COZZOLINO é o deputado do SISTEMA, ou você que me lê não entende dessa maneira?
Não temos oportunidade de acompanhamento e incentivo profissional para os jovens da nossa cidade, tudo que acontece é sempre em momentos POLÍTICOS, muita gente reclama que o atual governo estadual e municipal não estende as mãos. Citando apenas um exemplo…, a junta militar da cidade de Magé não da sequer oportunidade aos seus jovens de servirem ao exército, e deixando o exemplo de lado…, a intenção dos nossos POLÍTICOS é a todo momento ganhar o povo com novidades velhas!